Você conhece a Liga Acadêmica de Saúde Indígena da UFSC?

28/06/2022 13:28

Você conhece a Liga Acadêmica de Saúde Indígena da UFSC?

As Ligas são entidades estudantis sem fins lucrativos, voltadas para o desenvolvimento extracurricular dos alunos. Nelas, os participantes buscam se aprofundar em temas de uma determinada área.

A base das Ligas, para o estudo, engloba ensino, pesquisa extensão e laboratório. Isso permite ao aluno participar de atividades como trabalhos comunitários, treinamentos práticos e reuniões científicas.

Um dos benefícios das Ligas Acadêmicas, além do aprendizado, é justamente o maior contato com a comunidade local. Através de suas atividades, as Ligas de medicina ajudam a promover a saúde e a transformação social. Seus estudos são voltados para o aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, visando ao bem-estar da população.
No Curso de Medicina temos a  LASI (Liga Acadêmica de Saúde Indígena), que foi criada em 2020, em meio à pandemia do COVID-19, como uma forma de reafirmar a importância da presença indígena no meio universitário e no curso de Medicina-UFSC.

Com uma proposta integrativa, a LASI traz aos ligantes vivências teóricas de personalidades de diferentes partes do Brasil, além de imersões em Aldeias da Região Sul, como realizada neste mês Junho.

Esta imersão ocorreu em Torres, onde os ligantes, junto ao Cacique Mário, puderam conhecer um pouco mais da cultura indígena dos povos Guarani.