Julho Amarelo: Conscientização e Prevenção das Hepatites Virais

11/07/2022 14:24

O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. Instituída pela Lei federal nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019, a campanha foi idealizada pelo MBHV (Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia) em 2015.

A adoção da cor amarela está ligada a um dos sintomas característicos da doença (pele e os olhos amarelados). Além disso, julho foi escolhido porque no dia 28 celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a pedido do Brasil.

Pensando nisso, uma ação conjunta da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Endoscopia e do IFMSA (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil) UFSC Araranguá, levou informação e testagem gratuita à população da cidade de Araranguá, ao lado da Igreja Matriz da Cidade Alta.

Os alunos estiveram na Rádio Araranguá falando sobre a Campanha e no sábado dia 09/07 foram conversar pessoas e fazer a testagem para Hepatite B e Hepatite C gratuitamente: foram 79 testes realizados no período da manhã. E não para por aí: no final do mês a ação vai ocorrer em Arroio do Silva.