Sobre o Curso de Medicina

O curso de Medicina da UFSC – Campus Araranguá tem uma estrutura modular, na qual os conteúdos, habilidades e atitudes são trabalhados de forma articulada. Desta forma, os estudantes dedicam-se ao tema de forma global, integrada e vinculada com a prática, o que facilita o aprendizado e a fixação em longo prazo dos conceitos. Isto propicia que se possa dividir em pequenos grupos, o que potencializa o aprendizado, assim como racionaliza as avaliações.

O currículo do curso prioriza a aprendizagem baseada na comunidade, expostos a este cenário desde a primeira fase do curso, visando o aprendizado tanto prático quanto aprofundamento teórico das complexas questões da realidade da assistência médica.

O curso de Medicina da UFSC – Campus Araranguá, segundo as DCNs para os cursos de Medicina, define como perfil do egresso um “Médico, com formação geral, humanista, crítica, reflexiva e com ética”. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde – doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Fonte: Projeto Pedagógico do curso

INFORMAÇÕES RELEVANTES*

Modalidade de ensino: Presencial
Modalidade oferecida: Bacharelado
Grau acadêmico: Bacharel em Medicina ou Médico
Regime de matrícula: Semestral
Número de Vagas: 60 vagas
Turno de Funcionamento: Integral
Tempo de Integralização: Mínimo de 12 semestres e máximo de 18 semestres
Carga horária total: 7.620horas
Local de oferta: Rodovia Governador Jorge Lacerda, nº 3201 – Km 35,4. Bairro: Jardim das Avenidas, Araranguá/SC. CEP: 88906-072.
Ato de autorização: Portaria 239/SERES/MEC de 03/04/2018 e publicada no DOU em 04/04/2018
Início de Funcionamento do Curso: 2018/2

* Estas informações estão sujeitas a alterações pelas revisões periódicas do PPC do curso.